Latest Posts

Como passar no vestibular?

By 22:40

Oi pessoal,tudo bem? Comigo ta tudo ótimo e espero que com vocês também,claro.Mas vamos ao que interessa que é o nosso post,não é verdade? Muitas pessoas esse ano estão no terceiro ano e já estão pensando em coisas, como por exemplo,  Enem,vestibular,conteúdos,o que cursar na faculdade,como estudar,etc.Isso aconteceu comigo e com muita gente,eu acredito.Mas na verdade o segredo pra tudo isso é calma,porque ficar ansioso, nervoso e frustado só vai te dar dor de cabeça.E pra dar uma ajudinha a vocês,resolvi deixar de lado um pouquinho as blusas,customizações e criar esse post sobre um assunto sério e que faz um FERA passar o ano inteiro sem pensar em outra coisa. Vou contar um pouco,sobre como foi os vestibulares,o Enem,explicar um pouco sobre os programas do governo como o PROUNI,FIES e como você pode se preparar pra isso.
Ano passado foi o meu #Terceirão e eu passei por tudo o que escrevi acima e sem contar com as preocupações com a festa de formatura e tudo mais -falo mais sobre em outro post- e como uma ignorante no assunto que eu era,fiquei perdida com tanta coisa pra resolver um UM ano.Você pode até achar que é muito,mas um ano passa muito rápido.É como se você tivesse que resolver a sua vida de uma hora pra outra.Para saber como passar no vestibular,você deve antes saber o que vai cursar,o que foi um grande desafio para mim.
Eu desde a 5ª série/6º ano pensava em fazer medicina,porque além de que minha matéria favorita no colégio era Ciências, eu achava bonita a profissão.No entanto,no ensino médio eu comecei a ficar em dúvida entre medicina e engenharia,não porque eu amava a profissão,mas porque eu amava matemática.E o que influenciou para que engenharia fosse uma ideia pra mim,foram as pessoas dizendo que você tem que ganhar dinheiro,e que passar a vida toda estudando e não ter uma vida boa não vale a pena,mas na verdade o que eu queria e não sabia era design.E eu só consegui ver isso quando abriram as inscrições de uma faculdade particular que eu nem planejava cursar,a não ser que eu conseguisse passar no PROUNI.
Vocês já ouviram falar que "O coração fala mais alto"? PURA verdade.Não tinha ninguém que me convencesse que eu não deveria fazer design,por mais ruim que o salário pudesse ser,eu não me importava mais porque era o que eu devia fazer,desde sempre amei desenhar,criar,customizar,e quando eu ia comprar roupas com a minha mãe quando eu era criança,eu costumava desenhar as roupas que eu queria que ela comprasse.E eu só comecei a enxergar isso depois que eu decidi seguir meu coração,tá tá eu sei que é clichê,mas é verdade.NÃO façam aquilo que os seus pais querem que vocês façam,não deixem que a sociedade ponha rótulos em você e pense.Eu não quero aumentar a tensão,mas é a sua vida,o seu futuro que está em jogo.Eu prefiro ganhar um salário mínimo o resto da vida do que ser uma profissional bem sucedida,mas que acorda todos os dias odiando ter que ir pro emprego,xingando os funcionários ou o patrão.
Depois de todo estresse para decidir seu curso,ainda tem a preparação para o vestibular que na minha opinião é a parte mais frustante e difícil,pois deixar o facebook,twitter,tumblr,amigos,festas de lado pra estudar,ES-TU-DAR não é nada fácil.Eu não sabia como estudar e o que estudar,pesquisava na internet 'assuntos que caem no Enem,no vestibular' e adivinha? aparecia minha grade curricular do ensino fundamental ao médio inteiro e por mais que você estude,não tem como revisar tudo isso.Então o que eu recomendo,é que vocês estudem so os  assuntos que mais caem,os assuntos que você não sabe e sobre as atualidades,assista aos jornais,leia revistas e se atualize.O tema da redação do Enem é uma caixinha de surpresa.Recomendo esse site aqui que me ajudou bastante,mas pena que eu só o encontrei um mês antes do Enem
:(
Cursinhos e aulões,ajudam também,mas cada um de sua maneira.O cursinho eu SUPER indico,além de você revisar os assuntos de forma rápida e prática,eles ensinam aqueles que você não estudou e simplesmente esqueceu.O aulões são revisões rápidas demais para aprender um conteúdo.Você já deve ter conhecimento sobre ele,e só tirar apenas algumas duvidas e relembrar nos aulões.

Depois que os vestibulares começaram,eu não parava um fim de semana mais em casa,essa foi a parte ruim de se inscrever em tantos.Os horários são sagrados,vocês já devem saber.Recomenda-se que cheguem uma hora antes dos portões fecharem,levem água,chocolate também,mas nada de exagerar,ok? Façam uma pesquisa sobre o que comer antes e depois e o que levar também.
DICA: Peçam para que a diretora/coordenadora do seu colégio cole folhetos quando as inscrições para algum vestibular começar,e se a sua faculdade usa a COVEST como a organizadora dos vests então fiquem de olho no site de lá.
O ENEM é tão rígido quanto os vestibulares e é uma prova de resistência,pela quantidade de tempo que você tem para fazer a prova,mas a recompensa pode vir de muitas maneiras agradáveis,pois os programas do governo facilitam a sua entrada em universidades e cursos técnicos e apenas usam sua nota do Enem,como por exemplo, o PRONUI que da bolsas 100% e 50% gratuitas,para se inscrever você deve ter média Enem de no mínimo 450 pontos,renda de até 3 salários mínimos e aí é só torcer.As inscrições para o PROUNI começam depois que o resultado do Enem é divulgado,então fiquem atentos!
Dica:Mesmo antes de saber se você passou ou não no PROUNI,providencie os documentos exigidos para comprovação de dados,pois são MUITOS mesmo e o prazo é pouco.
O FIES financia a faculdade pra você,eles pagam a sua faculdade e você só começa a pagar quando termina a faculdade e ainda tem 1 ano (Eu acho) para isso.
E tem infinitos programas que vocês podem se inscrever para ganhar bolsas,tem o SISU que dar bolsas em faculdades públicas,o PRONATEC,para cursos técnicos e uma infinidade de outros,pesquisem e se informem direitinho  sobre tudo para não perder as inscrições.
A correria e grande e dedicação é o que vai te levar a passar,mas tudo isso pode e vai valer a pena,quando você ver seu nome no listão!

Espero que tenham gostado do post,mesmo não sendo sobre blusas,mas a intenção é só ajudar,para que outras pessoas não passem a correria frustante que eu e muitas outras pessoas passaram.

Beijos e boa sorte a todos,se tiverem mais dúvidas,mandem um e-mail que estarei feliz em responder.

You Might Also Like

0 comentários